top of page

Posts

Duas amigas de Anne Frank
Frases de Anne Frank
Quem sou eu?

​

Os judeus têm sobrenomes de plantas
Filmes sobre o holocausto

Nanette Konig

     Oi, pessoal! Hoje irei falar um pouco sobre duas amigas que estudavam com Anne Frank no Liceu Judaico: Nanette Konig e Miep Gines.

     Aqui estou, de volta! Hoje irei te mostrar 3 frases de Anne Frank, refletir e interpretá-las pelo meu ponto de vista, comparando com nossa sociedade atual.

     Oi pessoal, hoje irei explicar para vocês algo que está se espalhando rapidamente pela internet.

     Nesse últimos dias você já deve ter ouvido falarem sobre um tal de ciberataque em massa...

     Oi, pessoal!

     Você sabia que os judeus possuem sobrenomes de árvores e plantas? É isso mesmo, durante a fuga do holocausto nazista, vários judeus imigraram para o Brasil, com isso eles abandonaram seus sobrenomes antigos e criaram novos...

     Oi, pessoal! Hoje irei te apresentar as 4 versões do livro "O diário de Anne Frank": A, B, C e D e mostrar quais são suas diferenças.

     Olá, pessoal! Hoje vou te mostrar alguns filmes sobre o holocausto! Pelo fato do holocausto ter sido um grande marco na história mundial, impossível que ele não rendesse filmes profundos e que tocariam o coração do público, inclusive são tantos filmes que estou pensando até em fazer uma próxima lista de filmes.

     Oi, eu sou o Gabriel Teiga! Mas conhecido como Teiga (como se eu fosse bem conhecido hehehehe).

     Sou um estudante e tenho 13 anos... Sempre pensava em criar um blog ou algo do tipo, porém nunca criava, sei lá... Preguiça. Mas minha professora me propôs a atividade de fazer um blog, e aqui estou eu!

Wanna Crypt0r 2.0

Livros sobre o holocausto

     Olá, pessoal! Como gostei muito do resultado da postagem "Filmes sobre o holocausto" resolvi tentar fazer o mesmo! Assim como os filmes você já deve ouvido falar ou lido algum desses livros, no causo eu só ouvi falar hehehehehe.

Conheça a mais nova animação de Anne Frank

     Oi, galera! Bianca, minha amiga, estava comentando comigo que estão produzindo uma animação sobre a Anne Frank, eu achei isso muito interessante e resolvi mostrar aqui pra vocês.

A família de Anne Frank

     E aí, galera! Fiquei a semana passada postando publicações que não eram de Anne Frank, como livros e filmes sobre holocausto. Então pensei em variar publicações sobre a Anne com publicações de assuntos diversos! E aqui estou!

     Oi, galera! Hoje trago para vocês um pouco sobre Maurice (Theo) Coster, um dos colegas de Anne Frank.

     Maurice Coster era um amigo de Anne Frank do Liceu Judaico. Ele já atuou em um filme no qual conheceu seus companheiros sobreviventes, muitos deles mencionados no diário...

Maurice Coster
Jacque van Maarsen

     Oi, galera! Hoje trago para vocês um pouco sobre Jacque van Maarsen, "a melhor amiga de Anne Frank".

     Primeiramente, você deve estar se perguntando, porque as aspas ("")?
Coloquei as aspas, pois no livro "Diário de Anne Frank", Anne cita o seguinte trecho...

Bate e volta - 06/07/17

     Como muitos já sabem, a FOX cancelou o seu contrato com a Netflix, fazendo assim com que séries como: HIMYM e American Horror Story saíssem do catálogo da Netflix. Portanto foi comunicado que HIMYM sairia dia 01 de julho.

     Eu fiquei triste e arrasado, porque How I Met Your Mother é minha série favorita, poréeeeeeeeem acaba de chegar a notícia de que a saída dessa série maravilhosa foi adiada para setembro.

     Comece sua maratona de despedida, meu amigo!!

Bate e volta - 07/07/17

     Coldplay anuncia dois shows no Brasil em novembro. As apresentações acontecerão em São Paulo e em Porto Alegre. A venda dos ingressos começará dia 17 desse mês.

​

Data dos shows:

7/11 São Paulo - Allianz

11/11 Porto Alegre - Arena do Grêmio

     Oi, galera! Hoje vou falar novamente sobre a Nanette Konig, com mais informações.

      Nanette Blitz Konig (citada no livro como Nannie) é uma senhora de 88 anos, nascida em 06/04/1929, na cidade Amsterdã, capital da Holanda, e de origem judia. Ela sobreviveu ao Holocausto...

Nannete Blitz Konig

     Oi, galera! Hoje trago para vocês um pouco sobre Sally Kimmel, um dos colegas de Anne Frank.

     Descrito como um rapaz pequeno, gordo, de cabelos loiros, olhos azuis, com um grande sentido de humor e com mente poluída. Anne e Sally foram amigos por anos, começando no jardim de infância. Anne era muito afeiçoado a ele, ainda mais tarde...

Sally Kimmel

     Oi, galera! Hoje trago mais uma colega de Anne Frank para vocês, Betty Bloemendal (Ms Bertha Bloemendal).

     “Parece meio pobre ,e acho que talvez ela seja. Ela mora numa rua que não é conhecida , no lado oeste de Amsterdã, e nenhuma de nós sabe onde fica. Ela se dá muito bem na escola, mas é  porque estuda muito, e não porque seja inteligente. É muito quieta.” 
     Em 15 de junho de 1942, Anne Frank escreve sobre Betty...

Betty Bloemendal
Hanneli Goslar

     Oi, galera! Hoje eu vou falar sobre Hannah (Hanneli) Elizabeth Goslar, uma das melhores amigas de Anne Frank. Infelizmente eu só achei uma reportagem boa, e está em alemão, mas para não ficar sem postar, com autorização da Profª Marina, vai assim mesmo.

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre Ilse Wagner, outra colega de Anne Frank.

​

     A família Wagner morava em Hamburgo. Após a noite de pogrom em 9 de novembro de 1938, Salomon Wagner foi detido e detido no campo de concentração de Sachsenhausen até 11 de janeiro de 1939. A família então deixou Hamburgo e emigrou para os Países Baixos. Viviam em Amsterdã. Ilse Wagner era amiga de Anne Frank, ela fundou junto com ela e 3 outras meninas o clube de ténis de mesa "Little Bear menos dois".

A placa de ténis de mesa onde as meninas...

Ilse Wagner

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre Rob Cohen, mais um colega de Anne Frank.

​

     (Não foram encontradas mais informações sobre este amigo de Anne)

     Bom, Anne tinha muitos amigos em sua escola, e em sua vida no geral. Rob era um deles, mas como o livro mostra, ela não era muito enturmada...

Rob Cohen
Bate e volta - 11/07/17

     A Netflix acaba de divulgar a volta de Stranger Things em 27 de outubro.

     Segundo a sinopse essa temporada se passará em 1984 e os cidadãos de Hawkins ainda estão se recuperando dos desastres causados pelo Demogorgon (retratados na primeira temporada) e dos segredos do Laboratório de Hawkins. Will Byers foi resgatado do Mundo Invertido, mas uma entidade maior e mais sinistra ainda ameaça os que sobreviveram.

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre Ru Stoppelmon, mais um colega de Anne Frank.

​

     (Não foram encontradas mais informações)

     Ru Stoppelmon é um menino pequeno e engraçado de Almelo, que se juntou à escola...

Ru Stoppelmon

     Oi, galera! Ao ler um pouco do livro “O Diário de Anne Frank” podemos perceber que Anne era rodiada de colega de turmas e hoje vou falar um pouco sobre uma das colegas:
     Em diário escrito por Anne, a garota conta um pouco sobre Henny, porém, além dos dados do livro não se sabe mais nada sobre a mulher.
     Henny Mets: é uma garota legal...

Henny Mets

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre a família van Daan, que morou junto com os Franks no Anexo Secreto.

     Hermann van Pels começa a trabalhar com Otto Frank em 1938. Miep Gies lembra-se dele como "um homem alto e encorpado" e "um tipo de pessoa muito agradável que se adaptou facilmente à rotina da empresa".

     Hermann adquiriu os seus conhecimentos como açougueiro trabalhando no negócio de seu pai, Aron van Pels...

Família van Pels (van Daan)
Bate e volta - 20/07/17

     Chester Bennington, vocalista do Linkin Park (banda que marcou uma geração), é encontrado morto.

     De acordo com o TMZ, Chester se suicidou. Ele tinha 41 anos e seis filhos.

​

Luto

     Oi, galera! Hoje trago uma parte do "O Diário de Anne Frank" (encontrada na página 20), onde Anne conta um resumo de sua vida a Kitty.

A vida de Anne Frank
Sobre

Twitter: manteigabb | Intagram: manteigab | Snapchat: manteigab

  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Snapchat Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Projects
Info
Quem sou eu?

Teiga

Bate e volta - 13/07/17 (Dia do Rock)

     Hoje é o Dia do Rock, que comemora anualmente o show beneficente que ocorreu no dia 13 de julho de 1985 em Londres e em São Francisco, o Live Aid. O objetivo era arrecadar dinheiro para crianças da África, assim reuniu os maiores nomes do estilo musical, como: Queen (minha banda favorita), David Bowie, The Who, Paul McCartney, etc.

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre teorias que rondam pela internet sobre o pai da Anne, Otto Frank.

     Muitos se perguntam: será que Otto modificou o diário?
     Quando regressou de Auschwitz, Otto Frank soube que era o único sobrevivente da família e amigos, com quem viveu no Anexo Secreto. Segundo suas próprias palavras, havia encontrado o diário da filha (na antiga casa) e decidiu publicá-lo pelo seu valor de

     Oi, galera! Hoje contarei um pouco sobre o que é o Anexo Secreto, mostrando sua estrutura, moradores e até mesmo um Anexo em 3D.

     Quando os judeus começam a ser caçados por Adolf Hitler na Holanda, o pai de Anne (Otto) e Sr. Kleiman, seu amigo, levam a família para um espaço anexo á fábrica onde Otto trabalhava. 
Anne, vai para o anexo com sua família, a mãe (Edith Frank), o pai (Otto Frank) e sua irmã mais velha (Margot Frank). Lá eles conhecem o senhor e senhora VanDaan e seu filho Peter VanDaan, que serão seus "colegas de anexo" durante este período, pelo anexo passaram também Sr. Dussel, Sr. Voskuijl e Boche (o gato).

O Anexo Secreto

     Oi, galera! Eu postei algumas fotos do diário da Anne ao longo do blog, mas será esta a verdadeira capa? Ao longo dos anos, o livro "Diário de Anne Frank" foi editado, reeditado, censurado e descensurado. Atualmente existem três versões do Diário disponíveis para venda. A versão A que é original, sem censuras e tudo da forma como Anne escreveu em Kitty, a versão B é a versão que Anne planejava publicar depois da guerra, então ela é escrita quase como uma novela em cartas avulsas...

Capa original da Kitty

     Oi, galera! Hoje vou mencionar alguns trechos do livro "O Diário de Anne Frank", que conta um pouco sobre o primeiro dia no anexo secreto, como era lá etc., espero que goste! 

     A convocação de Margot para os campos de trabalho na Alemanha acelera os planos de se esconderem na empresa de Otto Frank. Seus funcionários se encarregam do bem-estar da família e de seus amigos, no Anexo Secreto. Os avanços dos aliados trazem esperança de libertação aos escondidos.

Primeiro dia no Anexo Secreto

     Oi, galera! Durante o tempo no esconderijo, Anne Frank discutia com frequência com sua mãe. Irritações mútuas são grandes. Ela percebia, porém, que as discussões são reforçadas pela situação em que se encontram.

     2 de Janeiro de 1944 em seu diário, Anne diz: “Como me amava, ela era terna e afetuosa, mas por causa das situações dificeis em que eu a punha – e devido às circunstâncias em que ela se encontrava –, mamãe ficava nervosa e irritadiça, e eu consigo entender porque ela costumava ser dura comigo. Eu me ofendi, levei a coisa muito a sério e fui insolente e malcriada com ela; o que, por sua vez, deixou-a infeliz.

Conflitos entre Anne e sua mãe

     Oi, galera! Hoje trago a história de Hermine Santruschitz-Gies, mais conhecida como Miep Gies.

     Ela foi uma secretária e contadora austríaca. Miep ganhou atenção mundial por ter ajudado a família de Anne Frank e outras sete pessoas a se esconderem dos nazistas no Anexo Secreto, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando foram capturados pela Schutzstaffel, ela tentou, sem sucesso, subornar o sargento Karl Silberbauer para os libertarem. Ela também guardou o diário de Anne Frank até o fim da guerra e entregou a Otto Frank para sua publicação, que ocorreu em 1947.

     Indo à fundo, Hermine (Miep) Gies-Santrouschitz nasceu em Viena, em 15 de fevereiro de 1909. Os seus pais enviaram-na para a Holanda após a Primeira Guerra Mundial...

Miep Gies

     Oi, galera! Hoje trago uma parte do livro "O Diário de Anne Frank", onde no dia 25/03/1943, Anne relata um assalto que ocorreu na fábrica de Otto, só não assaltaram o anexo, pois não sabiam que tinha algo atrás da prateleira. Confira o relato de Anne:

​

"Querida Kitty,

     Ontem, mamãe, papai, Margot e eu estávamos sentados tranqüilamente, quando Peter

entrou e cochichou qualquer coisa no ouvido de papai. Ouvi alguma coisa a respeito de "um

barril derrubado no depósito" e "gente mexendo na porta". Margot ouviu também, mas assim

que papai e Peter saíram ela procurou...

O "assalto" que ocorreu no anexo

     Oi, galera! Hoje trago outra parte do livro "O Diário de Anne Frank", onde no dia 2/09/1942, Anne conta sobre alguns conflitos que ocorreram entre o Peter e o Sr. e a Sra. van Daan no Anexo Secreto. Confira abaixo:

     "Querida Kitty

      O sr. e a sra. van Daan tiveram uma briga terrível. Nunca vi coisa igual em minha vida. Mamãe e papai jamais sonhariam em gritar daquela maneira um com o outro. E o motivo foi tão banal que tudo acabou não passando de um desperdício de fôlego. Enfim, cada um como Deus o fez.

      Naturalmente foi muito desagradável para Peter, que não pôde tomar partido e teve de ficar olhando. Ninguém o leva a sério. É cheio de fricotes e muito preguiçoso. Ontem, ficou todo nervoso ao descobrir que sua língua estava azul em vez de vermelha; esse estranho fenômeno da natureza desapareceu...

Os conflitos da família van Daan no Anexo

     Oi, galera! No dia 17 de novembro de 1942 (da página 82 à 85), Anne reescreve sobre a iniciativa dos Van Pels de escrever sobre o anexo em forma de um "guia para visitantes" em forma de prospecto (se refere a condição de algo que possa acontecer, que seja provável que se concretize), que informa como chegar e como funcionam algumas coisas lá dentro. (notas adicionais em vermelho)

​

    Instalação especial destinada à acomodação temporária de judeus e outras pessoas desalojadas
Aberto o ano inteiro: Localizado num bairro lindo, silencioso e arborizado, no coração de Amsterdã.

Prospecto e guia para o anexo secreto
O começo do sofrimento judaíco

     Oi, galera! No dia dia 09/10/1942 Anne relata em seu diário que seus conhecidos judeus estão sendo levados para o campo de concentração de Drenthe. Confira abaixo:

​

     "Querida Kitty,

     Hoje só tenho notícias tristes e deprimentes para lhe contar. Nossos amigos judeus estão sendo levados embora às dúzias. Essa gente está sendo tratada pela Gestapo sem um mínimo de decência. São amontoados em vagões de gado e enviados para Westerbork, o grande campo de concentração para judeus, em Drente. Westerbork parece ser terrível: um único lavatório para centenas de pessoas e muito poucas privadas. Não há acomodações separadas para homens e mulheres, e todos têm que dormir juntos. Dizem que há muita imoralidade por causa disso, e muitas mulheres e até mocinhas obrigadas a ficar lá por muito tempo ficam esperando bebê.

     Fugir é impossível; os internados ficam marcados pela sua cabeça raspada ou pela sua aparência judia.

     Se é tão ruim na Holanda, imagine o que não será nas regiões bárbaras e distantes para onde são enviados? Sabemos que a maioria é assassinada. A rádio inglesa fala de morte...

     Oi, galera! No dia dia 20/10/1942 Anne conta que um suposto funcionário da fábrica de seu pai estava tentando ver o que estava por trás da prateleira que cobria a porta do anexo secreto, porém ela não esperava pelo o que iria acontecer. Confira abaixo:

​

     “Querida Kitty,

     Já faz mais de duas horas que tomamos o susto, e até agora minhas mãos estão tremendo. Antes, devo explicar que no prédio existem cinco extintores de incêndio e que sabíamos que alguém viria recarregá-los. Só não sabíamos a data em que o carpinteiro, ou coisa que o valha viria.

     O fato é que não estávamos preocupados em fazer silêncio até que ouvimos marteladas lá fora, no patamar, em frente à porta do nosso armário. Pensei imediatamente no carpinteiro e avisei Elli, que estava almoçando conosco, que não descesse. Papai e eu nos postamos um em cada lado da porta, para escutar quando o homem fosse embora. Após ter trabalhado durante uns quinze minutos, ele pousou o martelo e outros utensílios em cima de nossa estante (pelo menos assim nos pareceu) e bateu em nossa porta. Ficamos lívidos. Talvez ele tivesse...

Um susto memorável no anexo

     Oi, galera! Hoje vou falar sobre a chegada de Dussel no anexo secreto. Mas você sabe quem é Dussel?

     Dussel foi (30 de abril de 1889 – 20 de dezembro de 1944) foi um dentista alemão. Ele foi um dos oito judeus refugiados no Anexo Secreto, dividindo um quarto pequeno com Anne Frank. Na verdade, seu verdadeiro nome é Fritz Pfeffer, mas por certos motivos (que explicarei daqui a pouco) ele é chamado pelo seu pseudônimo         Albert Dussel por Anne. No Diário de Anne Frank (1947), ele e o grupo de pessoas foram traídos misteriosamente e capturados pela Schutzstaffel, morrendo no campo de concentração de Neuengamme vítima de enterocolite, em 1944.

Albert Dussel: o último membro do anexo

     Oi, galera! No dia dia 30/01/1943 Anne descreve sua tristeza e raiva para Kitty, porque todos no anexo ficavam tirando a paciência dela. Confira abaixo:

​

     “Querida Kitty

     Estou tremendo de raiva e tenho que disfarçar. Minha vontade é bater os pés, gritar, dar uma boa sacudidela em mamãe, chorar e mais uma porção de coisas, por causa das palavras detestáveis, dos olhares zombeteiros, das acusações com que me atingem diariamente, sem

descanso e que, como setas partidas de um arco retesado, acertam no alvo e são difíceis de arrancar de meu corpo.

     Tenho vontade de gritar com Margot, Van Daan, Dussel — e com papai também: — Deixem-me em paz, deixem-me dormir ao menos uma noite sem molhar de lágrimas meu travesseiro, sem ficar com os olhos inchados e a cabeça latejando. Deixem-me desaparecer, sumir do mundo! — Mas não posso fazer isso, não quero que saibam do meu desespero, não quero que vejam as feridas que me causam. Não suportaria a piedade deles...

Um pouco sobre a tristeza de Anne

     Oi, galera! No dia dia 07/03/1944, Anne descreveu as mudanças de seu comportamento e de sua forma de pensar ao longo destes anos. É interessante perceber as mudanças e os motivo de Anne, nessa época (07/03/1944) ela está começando a se apaixonar por Peter e as coisas começam a mudar dentro dela, o que faz com que ela pense e escreva (Vou colocar apenas alguns trechos para que o post não fique muito grande nem com muitos "spoilers"). Confira abaixo:

    "Querida Kitty,

     Quando penso na minha vida em 1942, tudo parece irreal. A Anne Frank que desfrutava uma vida celestial era completamente diferente da que ficou ajuizada dentro destas paredes. Sim, foi celestial. Cinco admiradores em cada esquina, umas vinte amigas, a preferida da maioria dos professores, completamente mimada por mamãe e papai, sacolas cheias de doces e dinheiro para gastar. Que mais eu poderia pedir?"

...

As mudanças em Anne Frank

     Oi, galera! Mesmo que você leia várias e várias vezes o diário,é provável que você nunca entenda realmente o que aconteceu,o que os moradores do Anexo realmente passaram, mas existem relatos da Anne que nos ajudam a entender o máximo possível de sua realidade naquela época, no trecho a seguir ela conta como funcionava a alimentação no Anexo:

"Segunda-feira, 3 de abril de 1944     

Minha querida Kitty, Ao contrário do que costumo fazervou dar uma descrição detalhada da situação alimentar, já que está se tornando uma situação difícil e importante, não somente aqui no Anexo, mas em toda a Holanda, em toda a Europa e mesmo no resto do mundo. Nos 21 meses em que vivemos aqui, passamos por muitos ciclos alimentares logo você entenderá o que isso significa. Um ciclo alimentar é um período em que só temos um prato específico...

A alimentação no anexo

     Oi, galera! O rádio, principal meio de comunicação mundial nos anos de 1940, era de suma importância para todos os escondidos que não sabiam o que estava se passando do lado de fora.

     O aparelho da família os levava informações preciosas, como comunicados de guerra para que acompanhassem os acontecimentos do lado de fora, além das informações boca a boca que a população comentava.

     No cronograma familiar, só poderiam ser usadas frequências dos aliados para a obtenção de informações, com uma breve exceção para escutar música clássica nas...

O rádio na época de Anne
Bate e volta - 11/08/17

O diário de Anne Frank ganha uma adaptação em HQ de 96 páginas escrita por Mirella Spinelli.

Se estiver interessado no livro, aqui estão os sites onde você poderá encontrá-lo: Amazon, Livraria Cultura, Livraria da Folha, Livraria da Travessa, Cia dos Livros e Martins Fontes.

Teorias sobre Otto Frank
bottom of page